Páginas

Hoje é

sábado, 31 de julho de 2010

Fribroadenoma


O fibroadenoma é um nódulo (tumor) de origem e evolução benigna mais comum da mama.

fibroadenoma

É muito frequente em mulheres após os 20 anos e pode ser múltiplo e bilateral. Podem manter-se toda a vida na mama (se não forem retirados) ainda que alguns desapareçam completamente na menopausa.

Muitas vezes o fibroadenoma provoca alguma ansiedade sobretudo pelo receio que possa ser não uma alteração benigna mas um cancro, ou ainda pelo facto (não verídico) de poder aumentar o risco de cancro da mama ou de evoluir de lesão benigna para maligna.

No exame clínico da mama, o fibroadenoma é um tumor duro, móvel (salta muitas vezes debaixo dos dedos), bem definido e bem delimitado, não doloroso, não aderente (não está fixo) ao tecido que o rodeia, e tem um tamanho médio mais frequente de 2 a 3 centímetros. Na maioria dos casos quando é palpável é descoberto no auto-exame. tanto pelo médico como pela mulher.

Tendo em conta que o fibroadenoma "responde" às alterações hormonais da mulher, que ocorrem durante o ciclo menstrual, pode aumentar de tamanho e ficar doloroso, na fase antes da menstruação.

O diagnóstico "certo" de fibradenoma é feito através de uma biópsia do nódulo e respectivo exame e análise anátomo-patológica. No entanto nem todos têm necessidade de biopsia.
Um nódulo de fibroadenoma pode sempre ser removido, ainda que seja de evolução benigna. Tal significa que, se tiver um fibroadenoma, poderá optar pela sua remoção, depois de discutir essa possibilidade com o seu médico ou, por outro lado, ficar apenas em "observação", com exames regulares de controlo do nódulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário