Páginas

Hoje é

sábado, 7 de maio de 2011

Físico Médico

O papel do profissional de física médica enquanto membro da equipe de CQ em mamografia é multidimencional. Um desses aspectos é a avaliação do CQ realizado no mamógrafo. Essa avaliação deve ser realizada de ano em ano ou sempre que algum componente importante for trocado. A avaliação consiste em um número de medidas e testes.
O físico médico deve entender como os diferentes aspectos técnicos envolvidos na realização do exame afetam a imagem, sendo capaz de identificar problemas existentes ou potencialmente existentes na qualidade da imagem. Ocasionalmente, o profissional de física médica pode passar as informações diretamente para o serviço de engenharia clínica da unidade de saúde ou pode ser um intermediário entre o serviço de saúde e a assistência técnica. A intenção dessa parte do programa de CQ é garantir que o equipamento funcione adequadamente, a fim de proporcionar imagens da melhor qualidade com a menor dose para o paciente.

Outro papel do profissional de física médica é assessorar o técnico em radiologia médica. O profissional de física médica deve conhecer suficientemente bem todos os teste atribuídos ao técnico em radiologia médica pára prever problemas e complicações.
Uma outra responsabilidade é avaliar o programa de CQ, no mínimo, anualmente. O profissional de física médica deve rever todos os procedimentos para garantir a conformidade com as recomendações e padrões vigentes. O profissional de física médica deve revisar cuidadosamente as instruções e os registros para checar a conformidade e garantir que elas estejam adequadas e contenham todas as informações necessárias.
O físico médico é parte essencial da equipe de CQ, de quem espera total cooperação e atenção. Esse objetivo envolve a manutenção de um excelente programa de CQ pelo técnico em Radiologia médica. Ele deve chamar o profissional de física médica sempre que as imagens ou o sistema mudarem significativamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário